Porque ser um cientista
- Taisa De Oliveira Santos
- 30 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

A experiência em um laboratório de pesquisa é extremamente dinâmica, enriquecedora e está ligada uma vida profissional vibrante. O treinamento em ciência abre caminhos para várias atividades profissionais. Com uma formação em Pós-Graduação na área biológica voce pode:
1) Seguir carreira acadêmica, se tornando um Professor pesquisador em uma Universidade Publica ou Privada. Nessa atividade o profissional normalmente ministra aulas para alunos da Graduação (por exemplo faculdade de Biologia, Farmácia, Fisioterapia, Medicina entre outros) e Pós-Graduação e com recursos financeiros governamentais coordena um laboratório de pesquisa. Na área biológica, a grande maioria dos Professores de grandes Universidades no Estado de São Paulo como USP, Unicamp, Unesp, Unifesp, UniABC tem exatamente esse perfil, ou seja tiveram formação em Pós-Graduação e são Doutores em Ciências.
2) Seguir carreira acadêmica, se tornando um Professor em Universidade Privada. Nessa atividade o profissional ministra aulas predominantemente para alunos da Graduação. Grandes Universidades Privadas tem como pre requisito que seus Professores tenham Pós Graduação.
3) Se vincular em um Instituto de Pesquisa, coordenando projetos. Nesse tipo de atividade o profissional não ministra aulas, se dedicando exclusivamente ao desenvolvimento de pesquisas com apoio de verba predominantemente governamental.
4) Seguir carreira na Indústria. Existem várias Empresas no Brasil (notadamente laboratórios privados de pesquisa pré-clínica e clínica) que fazem pesquisa aplicada e necessitam de Doutores em Ciencias para compor suas equipes de trabalho.
5) Seguir carreira como Consultor. Existem Empresas de Consultoria que atuam no mercado oferecendo soluções para problemas complexos no setor de farmaceutica e produtos médicos. A consultoria é feita por uma equipe de profissionais e inclui Doutores em Ciências. Outra possibilidade é o Doutor em Ciencias trabalhar em uma Empresa que vende produtos cientificos. Nesse caso o Doutor em Ciências opera como um consultor científico dos aparelhos que são vendidos.
6) Seguir carreira como Empreendedor. Como o Doutor em Ciências adquire várias habilidades e capacitação técnica durante sua formação, este pode criar empresas que usam biotecnologia de ponta para gerar produtos inovadores. Atualmente existe um grande incentivo via Agencias de Pesquisa para essa modalidade de carreira.
O sucesso em qualquer das atividades acima passa por uma formação sólida na Pós-Graduação em uma Instituição de liderança. O Instituto em que estamos (ICB) é um dos maiores centros de pesquisa da USP. É um dos centros de referência nacional em pesquisa e também possui projeção internacional por meio de suas publicações científicas. Além disso, é um dos Institutos que mais captam recursos para pesquisa no pais, portanto possui excelentes condições no que diz respeito às estruturas de laboratório, equipamentos e biotérios.
Comments